Testagem rápida gratuita à Covid nas escolas chumbada pela Assembleia Municipal

Na noite da passada quinta-feira, dia 24, o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda levou á sessão ordinária de setembro da Assembleia Municipal de Alenquer, realizada no Fórum Romeira, uma moção que tinha como objetivo garantir que a testagem rápida gratuita nos agrupamentos escolares podia ser feita em qualquer altura.

Na proposta bloquista estava previsto que o órgão deliberativo autárquico instasse o Governo a assegurar que os agrupamentos escolares e equipas de saúde locais, em articulação com as autarquias e saúde pública, têm capacidade para disponibilizar gratuitamente a realização de teste rápido a professores, alunos e assistentes operacionais, a qualquer momento do ano letivo, e disseminasse conteúdo formativo com conhecimento e boas práticas sobre a COVID-19 e o processo de testagem e isolamento..

No documento podia ler-se que «atestagem regular pode ser particularmente importante no período do Inverno onde as constipações ou gripes podem ser confundidas com a COVID-19. Separar outras doenças da COVID-19 trará menos sobrecarga ao Serviço Nacional de Saúde e menos sobrecarga aos agregados familiares que assim não necessitam de períodos de quarentena com consequências económicas e financeiras associadas», mas este e outros argumentos não foram suficientes para garantir a sua aprovação

Para o chumbo foi determinante a posição da bancada do PS, que se opôs de forma veemente ás intenções do Bloco, alegando que a eficácia do método da testagem rápida não está garantida.

O documento pode ser consultado abaixo.

AnexoTamanho
mocao_testagem_covid_escolas.pdf128.83 KB